Oi, bão? tô de volta pra contar sobre um risotto maravilhoso que fiz dia desses. Risotto é um prato italiano, muito simples e fenomenal no sabor, aliás duas palavras que caraterizam a culinária italiana! Trata-se de um arroz bem cozido com algum outro ingrediente. O que torna o prato tão especial é o líquido no qual o arroz é cozido e o tipo de grão escolhido, arbóreo. Se ainda não tivestes o privilégio de cozinhar com este grão eu super recomendo, ao contrário do arroz integral e do branco comum, o arbóreo possui uma textura firme, mas uma superfície fina, o que lhe permite absorver tempero com facilidade, sua estrutura firme e  de maior espessura faz com que fique macio, cheio do líquido do cozimento sem ficar mole ou virar papa, resumindo ele é quase à prova de erros! 

O líquido ao qual me refiro é genial, tipo, como não faço todo dia? coloque em uma panela grande e alta de um e meio a dois litros de água, e acrescente legumes saborosos, estes vão cozinhar e liberar todo sabor e cor para a água que será usada para cozinhar o arroz, que fica perfumadíssimo e moh da hora, já ensinei aqui no blog, segue o link: http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/11/caldo-de-legumes.html. Aqui em casa temos uma queda por queijos, por isto escolhi o gorgonzola como a proteína do risoto, ele tem personalidade, não é acompanhamento, é estrela. Sim a ideia é ótima e é possível fazer com arroz integral, demora um pouco, mas fica igualmente maravilhoso. Bora pra receita?

Ingredientes


1 copo de arroz arbóreo ou integral;
1 embalagem de tomates cerejas (corte-os ao meio);
200g de gorgonzola;
3 colheres de azeite;
1 cebola (branca ou roxa);
4 folhas de cebolinha verde picada;
1 ou 2 cenouras grandes;
Manjericão fresco (a quantidade é por sua conta, mas ele super combina com o queijo então coloque um pouquinho a mais);
1 pitada de pimenta calabresa;


Modo de preparo:



Em uma panela grande e alta coloque mais ou menos 1 1/2 de água filtrada em fogo alto, acrescente a cebola descascada, sem cabelo e partida ao meio, a cenoura, igualmente descascada e lavada, tampe e deixe cozinhar. Lembre-se de que queremos que os legumes soltem o sabor na água e não que esta seque!! Quando a cebola já estiver toda aberta, a cenoura inchada e a água laranjada desligue o fogo. Em outra panela coloque um pouquinho de óleo, o tempero alho e sal completo (sim, já temos muito sabores, aqui só queremos salgar), a pimenta calabresa e refogue o arroz normalmente. Agora ao invés de acrescentar água comum, adicione a água de legumes até cobrir o arroz deixando um três dedos acima). 

Cada fabricante recomenda uma quantidade, por isto sugiro que coloques um copo a mais do que recomendarem. Se esta receita é novidade pra você tenha em mente que não é um arroz soltinho, vá regando o arroz até que este esteja macio, mas prove, a ideia é que ele esteja um pouquinho depois do ponto "ao dente", esteja bem gordinho e sem quebrar. Para um risotto perfeito é preciso ficar de olho na panela o tempo inteiro!!

Quando a água secar desligue e, imediatamente, acrescente os tomatinhos, a gorgonzola, a cebolinha e o manjericão. Misture bem para que a gorgonzola vá derretendo e o cheiro suba às suas narinas, bão né? I freaking know! Manjericão é tudo de bom, já contei que tenho uma saca graças ao marido? nope? fica para a próxima. Coloque "o trem" em um recipiente e sirva bem quente. Descobri que os italianos não aprovam o uso de leite ou creme de leite em risotos, o que é bem comum no Brasil, e que também costumam colocar, ainda no cozimento, um copo de vinho branco. Como o álcool evapora e é um vinho de pouco sabor, não sou fã de vinho branco, preferi deixar de fora. E ai gostou? vai fazer?