Vadiando na internet (é ócio criativo e Drummond recomenda) vi algumas receitas com biomassa de banana verde, pareceu-me interessante do ponto de vista nutricional e bem simples do culinário. Trata-se de banana verde cozida, nada mais simples mas um complemento poderoso para uma dieta saudável e barata. A banana verde tem amidos resistentes que demoram a ser digeridos, não somente aumentam a sensação de saciedade como alimentam as boas bactérias do intestino, melhorando a absorção de nutrientes e fortalecendo o sistema imunológico; tem muita fibra e é rica em potássio e antioxidantes, regula o intestino e combate o colesterol ruim. 

Fiquei encantada no primeiro uso, a massa não tem nenhum cheiro ou sabor, tem a textura de purê de batatas e é aquele ingrediente de mil e uma utilidades, coloco no feijão, sopa, massa de bolo, quiche, fiz até um mousse de chocolate com chia que ficou da hora. A massa oferece uma ótima textura pra qualquer receita porque é bem firme, super recomendo. Partiu receita?     



Ingredientes:

6 bananas verdes ( verde mesmo e bem lavada); 1 1/5 litros de água quente;


Modo de fazer:

Em uma panela de pressão coloque 1 litro de água para ferver, quando esta estiver fervendo coloque as bananas lavadas. A panela não deve ficar muito cheia e a água deve cobrir as bananas, na minha panela cabem de cinco a seis bananas, certifique-se de que a panela não está muito cheia para que não derrame, nem haja dificuldades para o cozimento.  
Depois que pegar pressão deixe cozinhar por 30 minutos cravados, a verdade é que pode levar menos tempo ou mais, depende do tipo de banana mas pode ser qualquer uma. Este tempo cobre todos os tipos que já experimentei. Depois dos 30 minutos desligue o fogo e deixe que esfrie naturalmente, quando a panela estiver fria retire as bananas e separe as cascas (depois ensino como aproveitar cascas) e processe, uma a uma se necessário, depende da potência.
Caso a massa batida esteja muito pesada acrescente um pouco de água e continue batendo, coloque a massa já pronta em uma vasilha e repita o processo até acabarem as bananas. Quando fria é possível armazenar a biomassa na geladeira (em recipiente bem vedado) por uns 5 dias, já no congelador ela dura 3 meses. Se a biomassa adquirir uma cor muito escura ou roxa, diferente daquela de quando pronta ou aparecerem fungos, descarte e faça outra, mas quanto melhor a vedação do recipiente mais difícil será de que isto aconteça. 


Patê de biomassa  


200g de biomassa de banana;
colheres de azeite e sal marinho a gosto;

 Modo de preparo:

Misture tudo e coloque em um potinho fechado, dura 10 dias em geldadeira e casa muito bem com biscoitos, torradas e pão. Vai fazer? conta aqui embaixo.